Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 30 de março de 2018

PÁSCOA, A FESTA DA NOSSA SALVAÇÃO





O Papa Francisco dedicou a catequese desta Quarta-feira ao Tríduo Pascal

   
   
Como referiu o Papa Francisco, “para aprofundar um pouco” o que representam para nós, crentes, os dias “mais importantes do ano litúrgico”, que constituem “a memória celebrativa de um único grande mistério: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus”.


Explicou qual é o cerne do Tríduo Pascal.





O Santo Padre perguntou qual era a festa mais importante da nossa fé, a Páscoa ou o Natal?

E recordou que em muitos países, na Itália e na sua terra natal, no dia de Páscoa, quando tocam os sinos, as mães e as avós, lavam os olhos das crianças com água, com a água da vida, num sinal para que possam ver as coisas de Jesus, as coisas novas.


Convidou os fiéis a viverem a Páscoa como uma ocasião para lavar a alma.





Resumo, disponibilizado pela Santa Sé, da catequese do Santo Padre:

Durante o Tríduo Pascal, celebramos o mais importante mistério da nossa fé: a morte e ressurreição do Senhor Jesus.
Os cristãos são chamados a viver estes três dias santos como a matriz da sua vida pessoal e comunitária, do mesmo modo que a memória do Êxodo o é para os nossos irmãos judeus.
De facto, no Tríduo, a memória do acontecimento fundamental da história humana, a morte e ressurreição de Cristo, renova na vida dos baptizados o sentido da sua nova condição, como nos ensina São Paulo na Carta aos Colossenses: «Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, (...) e não as da terra».
Por isso, disponhamo-nos a vivenciar esse caminho espiritual junto com Nossa Senhora, que esteve ao lado de Jesus durante a sua paixão e encheu-se de alegria com a sua ressurreição, e assim nossos corações e nossas vidas sejam realmente transformados pela força renovadora da Páscoa.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário