Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 2 de abril de 2020

A PUREZA DO CORAÇÃO



A sexta Bem-aventurança foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta Quarta-feira
   
   
Como disse o Santo Padre ao começar a sua catequese desta semana, “a sexta Bem-aventurança que promete a visão de Deus e tem a pureza de coração como condição”.

Disse também que é importante entender o que significa ‘pureza do coração’.

O puro de coração vive na presença do Senhor, conservando no seu coração o que é digno da relação com Ele; somente assim é possível ter uma vida íntima “unificada”, linear, não tortuosa, mas simples.

O coração purificado é o resultado de um processo que envolve libertação e renúncia.
O puro de coração não nasce como tal, viveu uma simplificação interior, aprendendo a renegar o mal em si mesmo, que na Bíblia é chamado de circuncisão do coração.

Essa purificação interior implica o reconhecimento daquela parte do coração que está sob a influência do mal, a fim de aprender a arte de deixar-se sempre instruir e ser conduzido pelo Espírito Santo.
Através dessa caminhada do coração, chegamos a ver Deus”.


Concluindo o Papa Francisco:

Esta bem-aventurança é um pouco o fruto das precedentes: se ouvimos a sede do bem que vive em nós e estamos conscientes de viver em misericórdia, tem início uma caminhada de libertação que dura a vida inteira e nos conduz ao céu.”


É um trabalho sério e acima de tudo é uma obra de Deus em nós, nas provações e purificações da vida, que leva a uma grande alegria, a uma paz verdadeira e profunda.”





Resumo da sétima catequese sobre as Bem-aventuranças:

Na sexta Bem-aventurança, referida no Evangelho de Mateus, é-nos prometida a visão de Deus e, para isso, requer-se a pureza do coração.
Para podermos contemplar Deus, é preciso entrar dentro de nós mesmos e dar espaço a Ele, pois, como diz Santo Agostinho, «Deus é mais íntimo a mim mesmo do que eu próprio».
Segundo a concepção bíblica, o coração é este espaço interior da pessoa, onde ela aparece e se revê em toda a sua verdade.
E uma pessoa bem ciente do que é, vive na presença do Senhor, conservando no coração só o que é digno d’Ele.
Por outras palavras, um coração puro reconhece a parte de si mesmo que está sob o influxo do mal, arrepende-se do mal cometido e tudo faz para colocar também essa parte sob o impulso e guia do Espírito Santo.
Por este caminho do coração, chegamos a ver Deus.
Nesta visão beatífica, há uma dimensão futura, escatológica: é a alegria do Reino dos Céus, para a qual caminhamos.
Mas há também a dimensão presente: ver a Deus significa ler os seus desígnios naquilo que nos acontece, reconhecer a presença d’Ele nos Sacramentos e nos irmãos, sobretudo pobres e doentes.
Assim esta Bem-aventurança é o fruto das anteriores: se procurarmos saciar a sede de bem que nos habita e vivermos de misericórdia para com os outros, estamos num caminho de libertação que dura a vida inteira e nos conduz ao Céu.
«Felizes os puros de coração, porque verão a Deus».


Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa:

Amados ouvintes de língua portuguesa, a todos saúdo e convido a viver com a Igreja inteira, em pensamento e de coração, a próxima Semana Santa, que coloca diante dos nossos olhos a Cruz onde Jesus assumiu e suportou toda a tragédia da humanidade.
Não podemos esquecer as tragédias dos nossos dias, porque a Paixão do Senhor continua no sofrimento dos homens.
Que os vossos corações encontrem, na Cruz de Cristo, apoio e conforto no meio das tribulações da vida; abraçando a Cruz como Ele, com humildade, confiança e abandono filial à vontade de Deus, tereis parte na glória da Ressurreição.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário