Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Boletim Paroquial nº 86

Semana de 2 a 9 de Fevereiro de 2014
Festa da Apresentação do Senhor - ANO A


FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR


Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim.
Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais.
Ele aí vem – diz o Senhor do Universo.
Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer?
Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros.
Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça.
Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.

No “Dia da Vida Consagrada”, a liturgia celebra a “Apresentação do Senhor” no Templo de Jerusalém.
Esse ícone – que expressa a entrega total de Cristo, desde os primeiros momentos da sua existência terrena, nas mãos do Pai – convida todos os consagrados e consagradas a renovar a sua entrega nas mãos de Deus e a fazer da própria existência um dom de amor, um testemunho comprometido da realidade do Reino, ao serviço do projecto salvador de Deus para os homens e para o mundo.


Rota das Catedrais: IGREJA CATÓLICA DESTACA IMPULSO QUE OS MONUMENTOS PODEM DAR «PARA A MELHORIA DAS COMUNIDADES»
Parceria com o Estado tem no turismo um ponto estratégico e pode conhecer novo fôlego, com as verbas do próximo quadro comunitário


Lisboa, 30 jan 2014 (Ecclesia) – Os responsáveis da Igreja Católica e do Estado português envolvidos na “Rota das Catedrais” encontraram-se esta quarta-feira em Fátima para fazerem um ponto da situação acerca do projecto e “renovar dinâmicas já existentes”.

De acordo com uma nota publicada através da internet, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, destacou o impulso que as Catedrais podem dar “para a melhoria das comunidades onde estão inseridas”.

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, sublinhou por sua vez que esta parceria com a Igreja Católica, tendo em vista a preservação e promoção do património arquitectónico religioso, vai “muito para lá do mero utilitarismo”.

Em causa, segundo o responsável político, está a protecção de uma “realidade cultural integrada num caminho comum europeu”.

Assinado em 2009, o protocolo pretende reforçar a vida e a dinâmica das 25 catedrais portuguesas, espalhadas pelas várias dioceses, e devolvê-las às comunidades, através de uma actuação concertada, contratualizada, planeada, criteriosa e exigente.

A estratégia delineada compreende não só a realização de obras de restauro e manutenção nos edifícios mais necessitados mas também a dinamização dos monumentos, através da realização de concertos, exposições e outros espectáculos musicais.

Ao mesmo tempo, a ideia é garantir que cada catedral possa ser também um pólo de potenciação turística, com a aposta em ferramentas que contribuam para uma apresentação cada vez mais completa dos monumentos, junto do público.

Nalgumas dioceses está já em curso o processo de “produção de conteúdos para guias e roteiros” e os promotores da Rota das Catedrais defendem a necessidade da adopção de “uma linguagem comum, essencial num contexto de rede”, bem como de “um modelo de gestão optimizado na perspectiva de um projecto nacional”.

Numa época marcada pela escassez de financiamentos, o facto de o próximo quadro comunitário prever verbas para o apoio aos monumentos, sobretudo os situados nos centros históricos, poderá dar um novo impulso à “Rota das Catedrais”.

Durante o encontro entre os responsáveis do projecto, chamou-se a atenção para casos como o das catedrais algarvias de Faro e Silves, onde as intervenções em curso têm sido feitas no meio de várias “vicissitudes”, devido à falta de recursos económicos.


CONSELHO ECONÓMICO PAROQUIAL



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 4 de Fevereiro, às 19:00
Sábado, dia 8 de Fevereiro, às 10:00 – na Capela de S. Pantaleão, Eucaristia com a Catequese
Sábado, dia 8 de Fevereiro, às 17:00
Domingo, dia 9 de Fevereiro, às 9:15
Domingo, dia 9 de Fevereiro, às 15:00 – Festa do Doente e do Idoso

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTAS:

Na próxima Sexta-feira teremos o nosso 2º encontro de preparação para o Crisma de Adultos, às 21H30, no Salão Paroquial de S. Romão

Curso para Noivos (CPM) na Cripta da Igreja Nova da Trofa com início a 21 de Fevereiro, para todos os casais que se vão unir em matrimónio durante o próximo ano.
Para mais informações junto do Pároco Rui Alves.




Sem comentários:

Enviar um comentário