Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

D. ANTÓNIO FRANCISCO É O NOVO BISPO DO PORTO

D. António Francisco dos Santos, até agora Bispo de Aveiro, é o novo Bispo do Porto


MENSAGEM de D. ANTÓNIO FRANCISCO À DIOCESE DO PORTO

Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do Papa Francisco me foi comunicada.
Sei que é ao Santo Padre, como Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, que compete dar Pastores a todas as Igrejas. Lembrei nesse momento a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar” (Jer 1,7).
Apesar desta palavra recorrente ao meu espírito e presente no meu coração, muitas as dúvidas e grande o temor com que me defrontei ao ver as minhas limitações e fragilidades, perante a grandeza da missão.
Interroguei-me dia e noite sobre o que posso eu levar de novo a uma Diocese habitada por tanta gente de bem e de valor e habituada a tão generosos servidores como bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos.

À Diocese de Aveiro peço a compreensão para este meu gesto ao serviço da Igreja, que em nada significa, menos respeito ou menor amor. Aveiro sabe como sempre aqui me senti feliz como bispo e como é grande a dor da separação.
Todavia, senti que só conseguiria reencontrar a serenidade de coração e a liberdade de espírito, quando com a ajuda de Deus vencesse todos os receios e temores.
Levo comigo o modo próximo de ser e de viver, a alegria convicta da fé e o desejo fraterno de a todos olhar com os olhos de Deus, para a todos servir como Deus quer e ama.

IN MANUS TUAS é o lema episcopal que escolhi, quando o Papa João Paulo II, me chamou a ser bispo auxiliar de Braga e titular de Meinedo. Renovei este mesmo compromisso diante do Papa Bento XVI quando me enviou para Aveiro. É com igual verdade que agora o afirmo diante do Papa Francisco. Este lema e os sentimentos que ele exprime unem-me a Cristo e à Sua Cruz e colocam-me sob o olhar terno da Mãe de Jesus, Senhora da Assunção, nossa Mãe e Padroeira.
Saúdo, como irmão que sempre serei, o senhor Administrador Apostólico, D. Pio Alves, os senhores Bispos Auxiliares, D. António Taipa e D. João Lavrador, os senhores Bispos Eméritos, os senhores Vigários Gerais, o Cabido da Catedral, os Sacerdotes, Seminários, Diáconos, Consagrados e Leigos.

Desde já afirmo a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese do Porto, com os seus eleitos e representantes autárquicos, as Autoridades Locais, as Universidades e Escolas, Instituições e Associações.
Quero dirigir uma palavra de muito afecto às crianças, aos jovens e às famílias.
Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor.
Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos.
Sei que é grande a missão que agora me é confiada, mas vou com alegria e generosidade ao vosso encontro para amar a Deus e vos servir.
Alegra-me e conforta-me ser irmão convosco, tão belo é o testemunho cristão da Igreja do Porto.
Que Deus me ajude e vos abençoe.
Abençoai-me, também vós, caros diocesanos.
Aveiro, 21 de Fevereiro de 2014

+António Francisco dos Santos, Bispo Eleito do Porto


SAUDAÇÃO de D. PIO ALVES AO NOVO BISPO DO PORTO

A Diocese do Porto congratula-se com a nomeação, do Santo Padre Francisco, de D. António Francisco dos Santos, até agora bispo de Aveiro, para Bispo do Porto. Saúda-o com alegria e esperança e augura-lhe um frutuoso Episcopado.
Todos quantos fazem parte desta porção do Povo de Deus estarão, certamente, dispostos a acolher e a colaborar, leal e generosamente, com o novo Bispo na edificação do Reino de Deus nesta Igreja Particular, abertos às interrogações da Sociedade.
A Diocese acompanha o Senhor D. António Francisco com a sua oração e invoca, para si e para a sua acção pastoral, a intercessão maternal de Nossa Senhora da Assunção.
A data da Entrada Solene na Diocese, na Catedral do Porto, será indicada proximamente.

Casa Episcopal, 21 de Fevereiro de 2014

+Pio Alves, Administrador Apostólico



D. António Francisco dos Santos, nasceu em Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego, no dia 29 de Agosto de 1948.

Foi Ordenado Presbítero a 8 de Dezembro de 1972.
No decorrer do ministério sacerdotal foi Pároco em Cinfães; Professor e Vice-Reitor do Seminário de Lamego (1986-1991), Pro-Vigário Geral de Lamego (1996-2004).

Em 21 de Dezembro de 2004 foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar de Braga, com o título de Meinedo, e a sua Ordenação Episcopal ocorreu na Sé de Lamego no dia 19 de Março de 2005.

Nomeado pelo Papa Bento XVI, a 21 de Setembro de 2006, como Bispo de Aveiro, tomou posse a 8 de Dezembro de 2006.
Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António é o Presidente da Comissão Episcopal da EDUCAÇÃO CRISTÃ E DOUTRINA DA FÉ.

Hoje, 21 de Fevereiro de 2014, o Papa Francisco nomeia D. António Francisco dos Santos como Bispo do Porto.





Fontes: Santa Sé, Diocese do Porto, Diocese de Aveiro, Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário