Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 4 de janeiro de 2015

D. MANUEL CLEMENTE VAI SER CRIADO CARDEAL




O Papa Francisco anunciou hoje, após a oração do Ângelus, os nomes dos novos cardeais que criará no Consistório do próximo dia 14 de Fevereiro.
Um dos novos Cardeais é o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.


D. Manuel Clemente, vai tornar-se no quarto cardeal português do século XXI (48.º da história) e o primeiro a ser designado no actual pontificado.

Foi nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de Maio de 2013, após a resignação do cardeal D. José Policarpo, que faleceu em Março de 2014.

Anteriormente, desde 2007, tinha sido bispo do Porto por nomeação do Papa Bento XVI para suceder a D. Armindo Lopes Coelho; a 14 de Maio de 2010 recebeu o Papa alemão na cidade nortenha.

A 6 de Novembro de 1999 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa por João Paulo II; a ordenação episcopal teve lugar na igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) no dia 22 de Janeiro de 2000.

Dos 15 novos cardeais eleitores onze são Arcebispos (da Etiópia; Espanha; Nova Zelândia; Vietname; México; Mianmar; Tailândia; Uruguai; 2 da Itália e 1 da Cúria Romana) e quatro Bispos (de Portugal; Panamá; Cabo Verde; Tonga).
O Papa vai também criar cardeais cinco arcebispos eméritos, sem direito a voto em Conclave (da Colômbia; Itália; Alemanha; Argentina; Moçambique).

O consistório para a criação de novos cardeais, marcado para 14 e 15 de Fevereiro, vai decorrer após um encontro de dois dias com todo o Colégio Cardinalício, sobre a reforma da Cúria Romana, nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Neste momento há 110 cardeais eleitores, dos quais menos de metade são da Europa (52), seguindo-se a América (33 - 17 do Norte e 16 latino-americanos), África (13), Ásia (11) e Oceânia (1).

Portugal estava representado no Colégio Cardinalício até agora por D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos (com mais de 80 anos) e D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito.


Fontes: Santa Sé, Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário