Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de janeiro de 2015

Boletim Paroquial nº 131

Semana de 11 a 18 de Janeiro de 2015
Festa do Baptismo do Senhor - Ano B

FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR

A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus.
No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens.
Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.

A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.

No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética: Jesus é o Filho/”Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens.
Obedecendo ao Pai, Ele tornou-Se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.

A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projecto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos.
É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.


Vaticano: PAPA PEDE ORAÇÕES PELAS VÍTIMAS DO ATENTADO DE PARIS
O Papa Francisco condena «crueldade» do ataque que matou 12 pessoas

Cidade do Vaticano, 08 jan 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano as vítimas do ataque desta quarta-feira contra o semanário francês ‘Charlie Hebdo’ que matou 12 pessoas e deixou vários feridos, entre polícias e jornalistas.

O atentado de ontem em Paris faz-nos pensar em tanta crueldade, crueldade humana, em tanto terrorismo - seja o terrorismo isolado, seja o terrorismo de Estado. De quanta crueldade é capaz o homem”, lamentou, no início da homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco pediu aos participantes na celebração que rezassem pelas “muitas” vítimas “desta crueldade”,

Peçamos também pelos cruéis, para que o Senhor mude os seus corações”, acrescentou.

Após ter condenado em comunicado a violência assassina “abominável” e “jamais justificável”, ainda na quarta-feira, o Papa enviou hoje um telegrama ao arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois, através do secretário de Estado do Vaticano.

A mensagem fala num “terrível atentado” e assegura as orações de Francisco pelas famílias enlutadas, associando-se “à tristeza de todos os franceses”.

O Santo Padre condena mais uma vez a violência que gera tantos sofrimentos e pede a Deus que ofereça o dom da paz”, refere o cardeal Pietro Parolin.

O Papa concedeu hoje uma audiência privada ao arcebispo de Paris, no Vaticano, e lançou na rede social Twitter uma mensagem a pedir orações pela capital francesa (#PrayersForParis).

Um dos suspeitos da autoria do atentado foi detido depois de se entregar às autoridades, mas continuam em fuga os dois homens armados de cara tapada que gritaram ‘Allahu akbar’ (Deus é grande, em árabe) enquanto disparavam.


Media: SEMANÁRIO DIGITAL ECCLESIA PASSA A SER DE ACESSO LIVRE

Lisboa, 08 jan 2015 (Ecclesia) – O semanário ECCLESIA, que transitou do papel para o digital há dois anos, passa a ser a partir de hoje de acesso e consulta livre.

Ao longo de dois anos, tem sido desafiante para a redacção da Ecclesia divulgar notícias e textos de opinião através das potencialidades tecnológicas que uma ferramenta como esta oferece. De facto, a informação publicada e a transmissão de pontos de vista sobre os acontecimentos sociais e eclesiais passa através de textos, sons e imagens”, revela o director da Agência ECCLESIA.

Paulo Rocha explica que em cada semana a edição digital era colocada “à disposição do público”, um número de pessoas que, “de forma generosa, tiveram o cuidado de o assinar”.

Depois de 96 números e porque este produto de informação, reflexão e análise de temas sobre Igreja e a sociedade a nível nacional e internacional pode permanecer “desconhecido” do público que “potencialmente pode estar interessado”, a partir de hoje o acesso é livre.

Neste sentido, para além do primeiro número de 2015 ser livre, os internautas têm também acesso a todos os temas que foram publicadas ao longo de dois anos.

De forma rápida, os leitores podem ver a informação essencial da semana, ver os vídeos com as mensagens principais do Papa Francisco, por exemplo, e as fotografias que marcam os dias que passam”, acrescenta o director da Agência Ecclesia.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 13 de Janeiro, às 18:30 – 7º Dia Florentino Martins de Oliveira; 7º Dia Joaquim da Costa Maia, natural de Gueidãos e falecido em Gemunde
Sábado, dia 17 de Janeiro, às 17:00 – 1º Anivº Manuel António de Sá Martins
Domingo, dia 18 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17H00 às 18H00.

NOTAS
Terça-feira dia 13 às 21H00, há um encontro de formação para Ministros da Comunhão, no Colégio das Irmãs Teresianas em Santo Tirso.

Terça-feira, dia 13 às 21H00, no Salão Paroquial, reunião de Catequistas.

Na próxima Quinta-feira dia 15, dia de Santo Amaro, as Missas em São Mamede são às 7H00, 11H00 e 19H00.

Sem comentários:

Enviar um comentário