Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ACOMPANHE A VISITA DO PAPA FRANCISCO A ASSIS


A 4 de Agosto o Papa Francisco desloca-se à capela da Porciúncula situada no interior da Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis
[transmissão em directo a partir das 15H00]

   
   
A visita do Santo Padre realiza-se quando é comemorado o 8º centenário da “Indulgência da Porciúncula” ou “Perdão de Assis”.



Transmissão em directo da visita do Papa Francisco a Porciúncula a partir das 15H00 do dia 4 de Agosto:



O Perdão de Assis e a Indulgência plenária da Porciúncula, segundo o testemunho de Bartolomeu de Pisa:

Certa noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a pequena igreja ficou repleta de uma vivíssima luz.
Assim, Francisco viu Cristo sobre o altar e, à sua direita, a sua Mãe Santíssima, circundados de uma multidão de anjos.
Francisco, em silêncio e prostrado no chão, adorou a seu Senhor.
Então, perguntaram-lhe o que ele desejava para a salvação das almas.
A resposta de Francisco foi imediata: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, vos peço, que a todos os que, arrependidos e confessados, virão visitar esta igreja, possam receber um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.
O Senhor disse-lhe: “Ó Irmão Francisco, o que me pede é algo de grandioso, mais você é digno de coisas maiores e as obterá: acolho, portanto, seu pedido, com a condição de pedir tal indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra, o Papa”.

Imediatamente, Francisco apresentou-se ao Pontífice Honório III que naqueles dias encontrava-se em Perugia, ao qual narrou a cândida visão que teve.
O Papa o ouviu com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação, dizendo: “Por quanto anos você quer esta indulgência”?
Francisco, com desapego, respondeu-lhe: “Padre Santo, não vos peço por anos, mas pelas almas”.

Feliz, Francisco dirigiu-se à porta, mas o Pontífice o chamou: “Mas você não quer nenhum documento”?
E Francisco respondeu-lhe: “Santo Padre, Deus cuidará de manifestar a obra sua; eu mesmo não preciso de nenhum documento.
Este documento deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”.

Poucos dias mais tarde, diante dos Bispos da Úmbria e do povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária, dizendo entre lágrimas:
Meus irmãos, quero que todos vocês vão para o Paraíso!”


Extensão da Indulgência

Mais tarde, com a Bula de 4 de Julho de 1622, o Papa Gregório XV estendeu esta grande indulgência a todas as igrejas da Ordem Franciscana e prescreveu que, além da confissão, era necessária a comunhão e a oração pelo Sumo Pontífice.

Em 16 de Abril de 1921, o Papa Bento XV estendeu a indulgência plenária do Perdão de Assis a todos os dias do ano, somente na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis.


Fontes: Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário