Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 6 de agosto de 2016

44ª SEMANA NACIONAL DE MIGRAÇÕES

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana convida-nos, de 7 a 14 de Agosto de 2016, a retomar a Mensagem do Santo Padre deste ano e propõe-nos como tema: Migrantes e Refugiados: Rosto da Misericórdia.
   
   
O rosto da criança interrompe a rotina do nosso quotidiano e interpela-nos. Evoca, a infinidade de crianças desaparecidas, e outro tanto de menores desacompanhados.

O rosto da família recorda-nos tantas famílias que buscam legítimas condições de vida, protecção, concretização de sonhos, sonegados pelo egocentrismo, pela lentidão burocrática aliada à falta de decisão política, por medos e suspeitas intoleráveis, que agravam o drama de milhares de migrantes e refugiados, que nos espaços a que estão confinados interpelam as
sociedades e os Estados.

Milhares de pessoas viram as suas vidas transtornadas e, por razões alheias à sua vontade, denunciam a falta de paz, a miséria, as desigualdades sociais e territoriais, a corrupção, os diversos perigos acumulados durante o seu percurso migratório.”



Momento alto da Semana Nacional das Migrações é a Peregrinação dos Migrantes.
Esta peregrinação coincide com a a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Agosto, peregrinação esta que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, tem por tema “Alegrai-vos no Senhor” e será presidida pelo Secretário da Congregação para a Educação Católica, D. Angelo Vincenzo Zani.

O programa integra vários momentos celebrativos dos quais se destacam a Procissão das Velas e a Missa Internacional, no dia 12 à noite, e a celebração final no dia 13 à hora do almoço.

Um gesto já habitual nesta Peregrinação de Agosto é a oferta do trigo, durante o ofertório da Eucaristia do dia 13.
Este gesto acontece desde 1940, ano em que um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica da Diocese de Leiria ofereceu 30 alqueires de trigo destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.
A partir desse ano, os peregrinos de várias dioceses, tanto nacionais como estrangeiras, deram continuidade ao gesto.


A 44ª Semana Nacional de Migrações termina a 14 de Agosto, dia em que as dioceses e paróquias portuguesas são convidadas a celebrar a Eucaristia em acção de graças pelos migrantes e pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos.





Fontes: Santa Sé; Santuário de Fátima; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário