Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 30 de agosto de 2016

24.º CONGRESSO MARIOLÓGICO MARIANO INTERNACIONAL

O acontecimento Fátima cem anos depois
História, mensagem e actualidade”

O tema do Congresso que vai realizar-se de 6 a 11 de Setembro de 2016 no Santuário de Fátima
   
   
O 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional, que se realiza de 6 a 11 de Setembro de 2016 sob o tema “O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e actualidade”, é promovido pela Pontifícia Academia Mariana com o apoio do Santuário de Fátima e integra as iniciativas promovidas pelo Santuário para a celebração do primeiro centenário das aparições de Fátima.

O objectivo do Congresso, no qual participam especialistas da mariologia e estudiosos provenientes de diferentes partes do mundo, é eminentemente científico.
Se, por um lado, são apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e actualizado da documentação inerente à história do evento mariofânico ocorrido em Fátima, por outro, procurar-se-ão delinear pistas ulteriores de aprofundamento de uma mensagem que, pelos seus densos conteúdos, representa uma “profecia” repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo.
Este intenso trabalho de interpretação, confrontação e actualização é conduzido à luz e sobre a base tanto dos relatórios apresentados por vários especialistas durante as sessões gerais como dos contributos propostos durante os trabalhos de grupo, organizados segundo as diferentes esferas linguísticas.

À componente puramente mariológica e científica do Congresso associa-se também, de forma harmoniosa, a dimensão mais propriamente mariana: ademais das celebrações litúrgicas de abertura e encerramento, o programa prevê, para além da Eucaristia diária, vários momentos de oração em união com a vida espiritual do Santuário.



O Congresso será presidido pelo Sr. Cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e enviado especial do Santo Padre.


No passado dia 26, a Santa Sé divulgou uma carta, datada de 16 de Julho, que o Santo Padre enviou a D. José Saraiva Martins salientando a singularidade e a importância do 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional, e onde se pode ler


«Maria “vive com Jesus completamente transfigurada e todas as criaturas cantam a sua beleza.
É a mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap 12,1)”.
Aprouve-nos escrever esta afirmação na carta encíclica Laudato Si (n. 241), em que pedimos à Mãe do Redentor que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente.
Desejando imenso promover o culto mariano na Igreja, voltamos agora a nossa atenção para um evento de singular importância, tempo de oração, meditação e reflexão como é o XXIV Congresso Mariológico Mariano Internacional que se realizará em Fátima, de 6 a 11 do próximo mês de Setembro.»

«Os ilustres membros da Pontifícia Academia Mariana Internacional propuseram os assuntos da diligente investigação com o título: “O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e actualidade”.
Esperamos que estas doutas investigações, através do congresso dos estudiosos da Bem-aventurada Virgem Maria, tragam nova inspiração e novo progresso espiritual nas circunstâncias do nosso tempo: na verdade, “Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que ‘guardava’ cuidadosamente (cfr Lc 2, 19.51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas” (Laudato Si n. 241).»

«Através desta carta nomeamos-te nosso enviado extraordinário com a missão de, nos dias do congresso em Fátima, presidires em nosso nome e de comunicares os nossos sentimentos espirituais aos pastores e fiéis aí reunidos.
Falarás da Mãe de Jesus que “avançou pelo caminho da fé e conservou fielmente a união com o seu Filho até à cruz, junto da qual por desígnio de Deus se manteve de pé (cfr Jo 19, 25), sofreu profundamente com o seu Filho unigénito e associou-se de coração materno ao seu sacrifício” (Lumen Gentium n. 58) e exortarás todos a renovarem a vida espiritual considerando atentamente as circunstâncias e as necessidades espirituais deste tempo.»

O Papa Francisco saúda especialmente D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, e todos os Prelados e fiéis que acorrem a Fátima para o congresso, como também as autoridades civis,

«Confiamos todos à nossa oração e convidamos todos a que se empenhem em guardar mais diligentemente o preceito da caridade na vida de cada dia, seguindo fielmente o claro exemplo da Mãe da Igreja».

Em 1967, por ocasião do cinquentenário dos acontecimentos de Fátima, teve lugar em Portugal, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, a 5.ª edição deste Congresso Mariológico Mariano Internacional, sobre o tema “De Primordiis Cultus Mariani – Mariologia patrística”.



Fonte: Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário