Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PAPA REZA O TERÇO PELAS VÍTIMAS DO TERRAMOTO EM ITÁLIA

Face à ocorrência do terramoto esta madrugada no centro da Itália o Santo Padre não deixou de conceder a habitual audiência das Quarta-feiras mas adiou a sua catequese sobre o tema da proximidade de Jesus para a próxima semana
   
   
O terramoto de 6,2 graus na escala Richter que atingiu o centro da Itália também foi sentido em Roma.
Às 2H36 (hora de Lisboa) o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) registou o epicentro do terramoto principal a 4 quilómetros de profundidade entre as províncias de Rieti e Ascoli Piceno, distantes cerca de 100 km da capital Roma.
Seguiram-se durante a madrugada outros tremores de 5,1 e 5,4 graus.

Para além dos elevados danos materiais, é de 73 o número de mortos confirmados até agora pela Defesa Civil e mais de um centena de feridos.

Foi neste clima que o Papa Francisco iniciou a Audiência Geral desta Quarta-feira, dia 24 de Agosto, às 10 horas, na Praça de S. Pedro repleta de fiéis e peregrinos vindos das diversas partes do mundo.


«Tinha preparado a catequese de hoje, como em todas as quartas-feiras deste Ano da Misericórdia, sobre o tema da proximidade de Jesus, mas diante da notícia do terremoto que atingiu o centro da Itália, devastando zonas inteiras e deixando mortos e feridos, não posso deixar de manifestar a minha grande dor e a minha proximidade a todas as pessoas presentes nos lugares atingidos pelos tremores, a todas as pessoas que perderam os seus entes queridos e aquelas que ainda se sentem abaladas pelo medo e pelo terror.
Escutar ao Prefeito de Amatrice dizer: “A cidade já não existe”, e saber que entre os mortos há também crianças, realmente me comove muito.

Por isso, quero garantir a todas essas pessoas de Accumoli, Amatrice e outras localidades, na Diocese de Rieti e de Ascoli Piceno e em todo o Lácio, na Umbra e nas Marcas, da minha oração e dizer-lhes que estejam certos do carinho e do abraço de toda a Igreja, que neste momento deseja abraçar-vos com o seu amor materno e também do nosso abraço aqui na Praça.

Ao agradecer a todos os voluntários e os agentes da protecção civil que estão socorrendo estas populações, peço-vos que vos unais comigo na oração para que o Senhor Jesus, que sempre se comoveu diante da dor humana, console estes corações aflitos e conceda-lhes a paz pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria.

Deixemo-nos comover com Jesus.

Assim deixemos para a próxima semana a catequese desta quarta-feira.
Convido-vos a recitar comigo uma parte do Santo Rosário: os Mistérios dolorosos.»


Depois da saudação aos peregrinos o Papa recordou que, nestas últimas semanas, os Observadores internacionais expressaram preocupação pela degeneração da situação na Ucrânia Oriental, pela qual fez um premente apelo:

Hoje, enquanto aquela querida nação celebra a sua festa nacional, que coincide com o 25° aniversário da Independência, asseguro as minhas orações”






Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário