Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de janeiro de 2014

Boletim Paroquial nº 83

Semana de 12 a 19 de Janeiro de 2014
Baptismo do Senhor - ANO A


FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR


A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus.
No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens.
Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.

A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, Ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.

No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética: Jesus é o Filho/“Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens.
Obedecendo ao Pai, Ele tornou-Se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.

A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projecto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos.
É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.


Portugal: IGREJA ALERTA PARA EMIGRAÇÃO SEM GARANTIAS
Encontro de formação de agentes sócio-pastorais das migrações vai abordar «aventuras e desencantos» de quem deixou o país


Lisboa, 09 jan 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal manifestou a sua preocupação com o aumento de emigrantes que deixam o país sem garantias e vai organizar um encontro dedicado às “aventuras e desencantos” de quem deixou o país.

Infelizmente, muitas destas pessoas partiram sem a segurança de um posto de trabalho e a garantia de um ambiente de acolhimento. Cresce, por isso, o número de cidadãos portugueses na diáspora que vivem sem dignidade”, alertam a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) e a Cáritas, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A nota cita dados do Instituto Nacional de Estatística, segundo os quais a a emigração aumentou 85% em Portugal entre 2010 e 2011, ano em que saíram de Portugal 44 mil pessoas; em 2012, esse número subiu para 121 418, abrangendo sobretudo jovens com menos de 30 anos.
A emigração tem aumentado significativamente nos últimos anos. São muitos os cidadãos que procuram trabalho longe da pátria na tentativa de encontrar melhores condições de vida e de as oferecer aos seus familiares”, assinala o comunicado.

O tema vai estar em destaque no 14.º Encontro de formação de agentes sócio-pastorais das migrações, que decorrerá em Albergaria-a-Velha (Diocese de Aveiro) nos dias 17, 18 e 19 deste mês.

Durante três dias, os dados sociológicos e estatísticos serão apresentados por académicos que os estudam, nomeadamente Ana Paula Beja-Horta e João Peixoto, “para deixar pistas de actuação junto de quem dá atenção às problemáticas das pessoas migrantes”.

O bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos fará a conferência de abertura deste encontro, abordando a importância das migrações para a pastoral da Igreja Católica.

No domingo pela manhã, numa conferência na cidade de Aveiro aberta a todo o público, D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, fará a comunicação de encerramento deste encontro apresentando e analisando a mensagem que o Papa Francisco propõe para a celebração do Dia Mundial do Migrante e Refugiado, com o tema ‘Migrantes e Refugiados: Rumo a um Mundo Melhor’.
O encontro de formação de agentes sócio-pastorais das migrações assinala em Portugal o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que a Igreja Católica comemora no domingo dia 19 de Janeiro, e é organizado em parceria pela Obra Católica Portuguesa de Migrações, Cáritas Portuguesa e Agência ECCLESIA.

Na sua primeira mensagem para esta jornada mundial, o Papa Francisco apela a uma mudança de “atitude” em relação aos migrantes e refugiados, alertando para os “tráficos de exploração, de dor e de morte” de que estas populações são alvo.


Vaticano: AMOR CRISTÃO «NÃO É O DAS TELENOVELAS», DIZ O PAPA
O Papa Francisco destaca importância de ser «concreto» na prática da caridade


Cidade do Vaticano, 09 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que o amor dos cristãos deve ser “concreto”, com mais “obras do que palavras”, e evitar o sentimentalismo, como se se tratasse de “telenovelas”.

O amor de que fala (São) João não é o amor das telenovelas. Não, é uma outra coisa, o amor cristão tem uma qualidade: o concreto. O amor cristão é concreto”, afirmou Francisco, na homilia da missa a que presidiu esta manhã, na capela da Casa de Santa Marta.

O Papa recordou que Jesus, ao falar de amor, se centrava em coisas “concretas” como “dar de comer a quem tem fome, visitar os doentes”.
O amor é concreto, (tem) a concretude cristã. E quando ela não existe, pode viver-se um cristianismo de ilusões, porque não se percebe bem onde está o centro da mensagem de Jesus”, alertou.

O Papa Francisco sublinhou a importância do verbo “permanecer” na espiritualidade cristã para definir a relação com Deus.

Nós em Deus e Deus em nós: esta é a vida cristã. Não é permanecer no espírito do mundo, permanecer na superficialidade, permanecer na idolatria, permanecer na vaidade. Não, não: é permanecer no Senhor”, precisou.
O Papa observou que um “coração endurecido” pode pensar que amar é “imaginar coisa” em vez de ser algo “concreto” e deixou dois “critérios” para uma revisão de vida.

Primeiro critério: amar com as obras, não com palavras. Palavras leva-as o vento”, sustentou.
O segundo critério é que “no amor é mais importante dar que receber”.
Quem não ama, quem é egoísta, procura sempre receber, ter coisas, ganhar vantagem”, advertiu.

Em conclusão, o Papa convidou os presentes a “permanecer de coração aberto” e no “amor”, com Deus.





AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 14 de Janeiro, às 19:00
Sábado, dia 18 de Janeiro, às 17:00 – 30.º Dia Maria Alíria Rosa
Domingo, dia 19 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30


NOTAS:

A Comissão de Festas de São Pantaleão e São Cristóvão vai começar o peditório dos cartões de Boas Festas.

Curso para Noivos (CPM) na Cripta da Igreja Nova da Trofa com início a 21 de Fevereiro, para todos os casais que se vão unir em matrimónio durante o próximo ano.
Para mais informações junto do Pároco Rui Alves.


Quarta-feira, dia 15 de Janeiro, dia de Santo Amaro em São Mamede de Coronado
Horário das Missas: 7H00, 11H00 e 19H00



O EVANGELHO DESTE DOMINGO [Mateus 3, 13-17], POR OUTRAS PALAVRAS...
«Este é o meu Filho muito amado,
no qual pus toda a minha complacência».





Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV

Sem comentários:

Enviar um comentário