Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ANUNCIAR DEUS ENCONTRANDO AS PESSOAS


«Anuncia-se Deus, encontrando as pessoas, com atenção à sua história e ao seu caminho»
- Domingo 25 de Setembro, o Papa Francisco no Jubileu dos Catequistas
   
   
Na sua homilia, o Santo Padre começou por lançar a atenção para a segunda leitura deste domingo retirada da Epístola de S. Paulo a Timóteo onde S. Paulo «não recomenda uma multidão de pontos e aspectos, mas sublinha o centro da fé. Este centro à volta do qual tudo gira, este coração pulsante que a tudo dá vida é o anúncio pascal, o primeiro anúncio: O Senhor Jesus ressuscitou».

E sublinhou o novo mandamento no qual nos faz pensar Paulo:

«Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.
É amando que se anuncia Deus-Amor».

«Anuncia-se Deus, encontrando as pessoas, com atenção à sua história e ao seu caminho.
Porque o Senhor não é uma ideia, mas uma Pessoa viva: a sua mensagem comunica-se através do testemunho simples e verdadeiro, da escuta e acolhimento, da alegria que se irradia.
Não se fala bem de Jesus, quando nos mostramos tristes; nem se transmite a beleza de Deus limitando-nos a fazer bonitos sermões.
O Deus da esperança anuncia-Se vivendo no dia-a-dia o Evangelho da caridade, sem medo de o testemunhar inclusive com novas formas de anúncio.»

«Quem anuncia a esperança de Jesus é portador de alegria e vê longe, tem pela frente horizontes, e não um muro que o impede de ver; vê longe porque sabe olhar para além do mal e dos problemas.
Ao mesmo tempo, vê bem ao perto, porque está atento ao próximo e às suas necessidades.
Hoje o Senhor pede-nos isto: face aos inúmeros Lázaros que vemos, somos chamados a inquietar-nos, a encontrar formas de os atender e ajudar, sem delegar sempre a outras pessoas nem dizer: «Ajudar-te-ei amanhã, hoje não tenho tempo, ajudar-te-ei amanhã».
E isto é um pecado.
O tempo gasto a socorrer os outros é tempo dado a Jesus, é amor que permanece: é o nosso tesouro no céu, que nos asseguramos aqui na terra.»



A Eucaristia pelo Jubileu dos Catequistas:






Homilia de D. António no Jubileu dos Catequistas no Porto



Fonte: Santa Sé; Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano; Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário