Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MISERICORDIOSOS COMO O PAI PARA PERDOAR E DOAR


Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”

A passagem do Evangelho de S. Lucas (6, 36-38) que serve de lema ao Ano Santo da Misericórdia foi o tema da catequese de hoje do Papa Francisco



«Perdoar» e «doar»: sobre estes dois «pilares» ergue-se o edifício da vida cristã e, em particular, o testemunho de misericórdia à qual cada crente está chamado, recordou o Santo Padre na catequese desta quarta-feira 21 de Setembro.

«Quanta necessidade temos todos de ser um pouco mais misericordiosos, de não falar mal dos outros, de não julgar, de não “depenar” o próximo com críticas, com invejas, com ciúmes.
Devemos perdoar, ser misericordiosos, viver a nossa vida no amor.
Este amor faz com que os discípulos de Jesus não percam a identidade recebida d'Ele, e se reconheçam como filhos do mesmo Pai.
Deste modo, no amor que eles praticam na vida reflecte-se a Misericórdia que nunca terá fim (cf. 1 Cor 13, 1-12).
Mas não vos esqueçais disto: misericórdia e dom; perdão e dom.
Assim o coração alarga-se, alarga-se no amor.
Ao contrário, o egoísmo, a raiva, tornam pequeno o coração, que se endurece como uma pedra.
O que preferis? Um coração de pedra ou um coração cheio de amor?
Se preferirdes um coração cheio de amor, sede misericordiosos!».


No final da Audiência, o Papa Francisco recordou que neste dia 21 de Setembro se celebra o 23º Dia Mundial do Doente de Alzheimer, que este ano tem como tema “Lembre-se de mim”.

Convido todos os presentes a 'lembrarem-se', com a solicitude de Maria e com a ternura de Jesus Misericordioso, dos que padecem deste mal e de seus familiares para que sintam a nossa proximidade.
Rezemos também pelas pessoas que assistem os doentes, que sabem colher suas necessidade, inclusive as mais imperceptíveis, porque vistos com olhos repletos de amor."


Resumo da catequese do Santo Padre:

O lema deste Ano Jubilar é inspirado na passagem do Evangelho em que Jesus nos diz: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso».

Obviamente, não se trata de um slogan, mas de um compromisso de vida, que explicita o mandamento de Jesus no Sermão da Montanha segundo o qual devemos ser perfeitos como o nosso Pai celeste.
De facto, ser perfeito significa ser misericordioso como Deus, que durante a história da salvação não fez outra coisa senão revelar o seu amor infinito pela humanidade, culminando na entrega total de Cristo na Cruz.
Essa perfeição no amor não se mede na quantidade, mas no compromisso dos discípulos se tornarem sinais, canais, testemunhas da misericórdia infinita de Deus.
Este é o caminho da santidade!

Na prática, ser misericordiosos significa saber perdoar e doar-se.
Saber perdoar, longe de ignorar as exigências da justiça humana, é uma expressão da gratuitidade do amor de Deus, que nos convida, não a condenar o irmão que peca, mas a recuperar a sua dignidade de filho do Pai.
Por outro lado, estar disposto a doar-se, significa reconhecer que, na medida que recebemos de Deus todos os dons, devemos dar-nos aos irmãos, para que nesta mesma medida recebamos ainda mais de Deus!


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário