Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 3 de setembro de 2016

CANONIZAÇÃO DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ



Amanhã dia 4 de Setembro de 2016 o Papa Francisco vai proclamar santa a Madre Teresa de Calcutá

Transmissão em directo às 9H30
   
   
Ganxhe Bojaxhiu, a Madre Teresa, nasceu em Skopje (Macedónia), pequena cidade com cerca de vinte mil habitantes então sob domínio otomano, a 26 de Agosto de 1910, no seio de uma família católica que pertencia à minoria albanesa, no sul da antiga Jugoslávia.

A 25 de Dezembro de 1928 partiu de Skopje rumo a Rathfarnham, na Irlanda, onde se situa a Casa Geral do Instituto da Beata Virgem Maria, para abraçar a Vida Religiosa, com o ideal de ser missionária na Índia.

Acabou depois por embarcar rumo a Bengala, passando por Calcutá até Dajeerling, numa casa da Congregação fundada pela missionária Mary Ward, onde escolheu o nome de Teresa.

Madre Teresa absorveu o estilo de vida bengali e, posteriormente, transmitiu-o às suas religiosas, quando fundou as Missionárias da Caridade.

O seu trabalho nas ruas de Calcutá centrou-se nos pobres da cidade que morriam todas as noites, vestida com um sari branco, debruado de azul, a imagem com que o mundo se habituou a vê-la.

Rapidamente as Missionárias da Caridade chegaram a milhares de religiosas em 95 países.

Quando visitou a Índia, em 1964, Paulo VI recebeu pessoalmente Madre Teresa e 22 anos depois João Paulo II incluiu, no programa da viagem apostólica àquele país, uma visita à «Nirmal Hidray» - a “Casa do Coração Puro” – fundada pela religiosa e conhecida, em Calcutá, como a “Casa do Moribundo”.

A futura santa esteve três vezes em Portugal, a acompanhar os primeiros passos da Congregação das Missionárias da Caridade.

Em 17 de Outubro de 1979 foi-lhe atribuído o prémio Nobel da Paz .

A religiosa faleceu a 5 de Setembro de 1997, na casa geral da congregação que fundou, em Calcutá, aos 87 anos de idade.

Foi beatificada por João Paulo II a 19 de Outubro de 2003, depois de o Papa polaco ter autorizado que o processo decorresse sem esperar pelos cinco anos após a morte exigidos pela lei canónica.

Amanhã, 4 de Setembro de 2016, o Papa Francisco vai proclamá-la Santa, depois de ter aprovado um milagre atribuído à intercessão da beata - a Congregação para a Causa dos Santos concluiu em Julho de 2015 as investigações sobre a cura miraculosa de um homem brasileiro, de 35 anos, afectado por uma grave doença no cérebro, que se curou de uma forma tida como inexplicável.

Na segunda-feira 5 de Setembro, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, celebrará na praça de São Pedro a missa de agradecimento, por ocasião da primeira memória litúrgica da religiosa.




Domingo, 4 Set 2016, às 9H30 – Transmissão da Santa Missa na Praça de São Pedro com a canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá




Fontes: Santa Sé; Centro Televisivo do Vaticano; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário