Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 6 de maio de 2020

A ORAÇÃO É O RESPIRO DA FÉ




- o Papa Francisco na catequese de hoje ao iniciar o novo ciclo de catequeses dedicado à oração
   
   
O Papa Francisco começou por afirmar que “A oração é o respiro da fé, é a sua expressão mais apropriada. Como um grito que sai do coração de quem acredita e confia em Deus”, convidando a pensar na história do cego Bartimeu, que ficava sentado na rua pedindo esmola na periferia de Jericó. “Não é um personagem anónimo, ele tem um rosto, um nome: Bartimeu, o filho de Timeu”.

A oração de Bartimeu toca o coração de Jesus.

Este homem entra nos Evangelhos como uma voz que grita com toda a força.
Ele não vê.
Ele não sabe se Jesus está perto ou longe, mas entende isso através da multidão, que a um certo ponto aumenta e se aproxima, mas ele está completamente sozinho e ninguém se importa com isso.
E o que Bartimeu faz? Grita.
Usa a única arma que tem: a voz. Começa a gritar: «Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!»”.

Os seus gritos insistentes incomodam e muitos o repreendem, dizendo-lhe para ficar quieto.
Bartimeu não se cala, pelo contrário, grita ainda mais forte: «Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!».
Essa expressão: ‘Filho de Davi’ é muito importante, significa ‘o Messias’.
É uma profissão de fé que sai da boca daquele homem desprezado por todos”.

Jesus escuta o seu grito.
A oração de Bartimeu toca seu coração, o coração de Deus, e as portas da salvação abrem-se para ele.
Jesus chama-o.
Ele levanta-se e aqueles que antes lhe disseram para ficar calado agora conduzem-no ao Mestre.
Jesus fala com ele, pede para que expresse o seu desejo e então o grito se torna um pedido: «Mestre, eu quero ver de novo».

Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou».
O Senhor reconhece a força da fé daquele homem pobre, indefeso e desprezado, que atraiu a misericórdia e o poder de Deus.
A fé é ter duas mãos levantadas, uma voz que grita, implorando o dom da salvação.”


O Papa concluiu a sua catequese, dizendo que “os cristãos não apenas rezam, mas partilham o grito da oração com todos os homens e mulheres”.





Resumo da catequese de hoje:

Iniciamos hoje um novo ciclo de catequeses sobre o tema da oração.
A oração é a respiração da fé, como se fosse um clamor que sai do coração daquele que crê e se confia a Deus.
Como modelo desse clamor, podemos tomar a figura de Bartimeu, um pobre cego de Jericó que um dia, ao escutar que Jesus passava, levanta a voz com toda a força, clamando: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!”.
Ainda que muitos o repreendessem pelo incómodo que assim lhes dava, Bartimeu não se cala; e a força da sua fé abre-lhe as portas da misericórdia e salvação de Deus.
De facto, a fé é semelhante a um clamor: é não se resignar diante de um sofrimento incompreensível; é a esperança de ser salvo.
Por isso, a exemplo de Bartimeu, somos convidados a perseverar na oração, mesmo quando nos disserem que é inútil, na certeza de que Deus sempre escutará o clamor de quem implora humildemente a salvação, pois a humildade é o fundamento da oração.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário