Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 15 de maio de 2020

VIGÍLIA DE ORAÇÃO NO DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA 2020



Uma vigília de oração, entre as 21 e as 21H30 com todas as dioceses ligadas através da Agência Ecclesia
   
   
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou em 1993 o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.

Este ano de 2020, o Dia Internacional da Família tem por tema ‘Família em desenvolvimento’.


Nota das Nações Unidas a propósito do Dia Internacional da Família 2020:

Este ano, no 25º aniversário da Declaração de Copenhaga e da Plataforma de Acção de Pequim, ocorre em uma das mais desafiadoras crises sociais e de saúde global.
A pandemia de 2020, Covid-19, coloca em foco a importância de investir em políticas sociais que protejam os indivíduos e as famílias mais vulneráveis.
São as famílias que suportam o peso da crise, protegendo os seus membros de danos, cuidando de crianças fora da escola e, ao mesmo tempo, continuando suas responsabilidades no trabalho.

As famílias tornaram-se o centro das interacções intergeracionais que nos apoiam nesta crise.
Sob pressão económica, a pobreza aprofunda-se.
Em tempos de incerteza, o stresse aumenta - geralmente resultando em crescente violência contra mulheres e crianças.
É por isso que o apoio às famílias vulneráveis - aqueles que perderam os seus rendimentos, aqueles que vivem em casas inadequadas, os que têm crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência - é imperativo, agora mais do que nunca.

Em todo o mundo, as mulheres cada vez mais participam da força de trabalho formal e informal, continuando a assumir uma carga desproporcional do trabalho doméstico em comparação com os homens, e o equilíbrio entre trabalho e família é mais difícil de alcançar.
O imperativo de garantir a igualdade de género na família está, portanto, a ganhar mais atenção.

Enquanto o mundo luta para responder à crise do Covid-19, há uma oportunidade real de repensar e transformar a maneira como nossas economias e sociedades funcionam para promover maior igualdade para todos.
Ao fazer isso, fica claro que a igualdade de género não será alcançada sem maior igualdade nas famílias, e que, como tantas outras coisas, a Plataforma de Acção de Pequim continua a fornecer a rota para onde precisamos dirigir-nos.



Do Catecismo da Igreja Católica (A Família e a Sociedade):

II. A família e a sociedade

2207. A família é a célula originária da vida social.
É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida.
A autoridade, a estabilidade e a vida de relações no seio da família constituem os fundamentos da liberdade, da segurança, da fraternidade no seio da sociedade.
A família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade.
A vida da família é iniciação à vida em sociedade.

2208. A família deve viver de modo que os seus membros aprendam a preocupar-se e a encarregar-se dos jovens e dos velhos, das pessoas doentes ou incapacitadas e dos pobres.
São muitas as famílias que, em certos momentos, se não encontram em condições de prestar esta ajuda.
Recai então sobre outras pessoas, outras famílias e, subsidiariamente, sobre a sociedade, o dever de prover a estas necessidades: «A religião pura e sem mancha, aos olhos de Deus nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e conservar-se limpo do contágio do mundo» (Tg 1, 27).

2209. A família deve ser ajudada e defendida por medidas sociais apropriadas.
Nos casos em que as famílias não estiverem em condições de cumprir as suas funções, os outros corpos sociais têm o dever de as ajudar e de amparar a instituição familiar.
Mas, segundo o princípio da subsidiariedade, as comunidades mais vastas abster-se-ão de lhe usurpar as suas prerrogativas ou de se imiscuir na sua vida.



Na Eucaristia desta sexta-feira (15 de Maio) na Casa de Santa Marta, o Papa Francisco rezou pelas famílias, recordando o Dia internacional a elas dedicado pelas Nações Unidas.


Hoje é o Dia Mundial das Famílias: rezemos pelas famílias, para que cresça nas famílias o Espírito do Senhor, o espírito de amor, de respeito, de liberdade.”






Hoje, 15 de Maio de 20202, acompanhe aqui das 21 às 21H30, em directo, a Vigília Oração com todas as dioceses ligadas através Agência Ecclesia.

Às famílias é pedido que coloquem uma vela à janela, durante a vigília, acompanhando a oração do Rosário.


A iniciativa decorre no contexto da Semana da Vida 2020, que a Igreja Católica em Portugal está a celebrar até Domingo, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar.





Fontes: Santa Sé; Agência Ecclesia; Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário