Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 20 de setembro de 2016

ORAÇÃO PELA PAZ EM ASSIS



Sede de Paz: Religiões e Culturas em Diálogo” é o tema do 30º Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz em Assis
[transmissão em directo às 14H50]
   
   
O Encontro Internacional de Paz em Assis que decorre de 18 a 20 deste mês de Setembro, culmina hoje com a visita do Papa Francisco.

Seis Prémios Nobel participarão no encontro na qualidade de relatores nos principais painéis previstos nos dias 19 e 20, antes da cerimónia plenária na qual tomará parte o Papa Francisco.
O terrorismo nega Deus, o futuro da Europa, a Tunísia a cinco anos da Revolução de Jasmins… são alguns dos temas sobre os quais se debruçaram juntamente com os representantes das religiões mundiais e das instituições internacionais.

O Papa que chegou a Assis às 10H20 (horas de Lisboa), deslocou-se ao Sacro Convento de Assis, onde se encontrou com o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, o Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia, Efrem II, um representante da religião hebraica, um do Islão e o Chefe Supremo do Budismo Tendai (Japão).

Juntos foram ao Claustro de Sisto IV, onde já se encontravam os representantes das Igrejas e das religiões mundiais e os bispos da região italiana da Úmbria.
O almoço comum foi no refeitório do Convento, com a participação de algumas vítimas de guerras.

De seguida o Papa vai encontrar-se individualmente com o Patriarca Bartolomeu I, o Arcebispo Justin Welby, o Patriarca Efrem II e os representantes da religião hebraica e muçulmana.

Posteriormente haverá, em diversos lugares, um momento de oração pela Paz.
Os cristãos terão uma oração ecuménica na Basílica Inferior de São Francisco.

Terminada a oração, terá lugar, na Praça em frente da Basílica inferior, a cerimónia conclusiva na presença de todos os representantes das várias religiões que lerão uma mensagem.
O Papa fará um discurso e depois será lido um Apelo à Paz que será entregue a crianças de várias nacionalidades.
Segue-se um momento de silêncio pelas vítimas das guerras, a assinatura do Apelo de Paz, o acendimento de dois candelabros e a troca da saudação de paz.




14H50 – Início da transmissão da Oração Ecuménica e Cerimónia de Encerramento do Dia Mundial de Oração pela Paz



Fontes: Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário