Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 23 de novembro de 2014

Boletim Paroquial nº 124

Semana de 23 a 30 de Novembro de 2014
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo - Ano A


NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO”

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei).
Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.

A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens.
A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.

O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos.
A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus.
Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.

Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz.
Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas.


CAMINHADA ADVENTO-NATAL 2014

Iniciamos na próxima semana o Advento - Natal e como já vem sendo hábito a nossa Diocese propõe uma Caminhada no contexto da sua proposta pastoral: “A alegria do Evangelho é a nossa missão”. E destina-se esta caminhada a ser vivida em toda a diocese, nos vários âmbitos da sua vida e acção pastoral. Uma das afirmações mais antigas da Igreja sobre a Família é que ela é uma igreja doméstica: cada família, cada casa, é uma 'pequena igreja'.
Ora, o Natal, sendo a Festa do Nascimento de Jesus, é um momento favorável e oportuno para fazer a experiência da família como 'igreja doméstica' a ser vivido como verdadeira festa da família.
Por isso, a nossa Diocese propõe que em cada casa além da construção do presépio, a família construa a fachada da sua própria casa ou prédio usando uma caixa de cartão pequena (de sapatos, cereais...), que entregará, na Catequese no terceiro Domingo de Advento, dia 14 de Dezembro, (para se construir o presépio paroquial.)
Para o presépio de sua casa, cada família levará, no final da Missa de cada Domingo, a partir das leituras e da Exortação Apostólica do Papa Francisco, uma proposta de caminho: a) duas palavras; b) o símbolo a valorizar nessa semana; c) uma atitude; d) uma oração.
Pretende-se que a família sinta como a Igreja é importante para a fazer ser e crescer como família, e ao mesmo tempo sinta como a Igreja só conseguirá cumprir a sua missão evangelizadora com a presença e participação das famílias, de cada família.
A Caminhada que se propõe é simples, para que cada família e cada paróquia a possam adaptar à sua realidade concreta.

NOTA
A Eucaristia da catequese, agendada para o dia 13 de Dezembro na Capela de São Pantaleão, passa para o Domingo 14 de Dezembro às 9H15, na Igreja.
Toda a catequese, bem como toda a comunidade estão convidados a trazer a fachada da sua casa, para construirmos o presépio na nossa Igreja.


Ecumenismo: PAPA SUBLINHA MUDANÇA DE MENTALIDADE PROMOVIDA PELO CONCÍLIO VATICANO II
Papa Francisco assinalou 50.º aniversário do decreto «Unitatis redintegratio»


Cidade do Vaticano, 20 nov 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco elogiou hoje a “mudança de mentalidades” promovida pelo decreto sobre o ecumenismo ‘Unitatis redintegratio’, do Concílio Vaticano II, e pela acção que se lhe seguiu “no ensinamento teológico” e na acção pastoral da Igreja Católica.

Pertencem agora ao passado a hostilidade e a indiferença, que tinham cavado fossos aparentemente intransponíveis e provocado feridas profundas, ao passo que foi lançado um processo de cura que permite acolher o outro como irmão ou irmã, na unidade profunda que nasce do Baptismo”, referiu, numa carta aos participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A iniciativa decorre em Roma, sobre o tema ‘A meta do ecumenismo: princípios, oportunidades e desafios nos 50 anos da 'Unitatis redintegratio'.

Francisco assinalou o 50.º aniversário da promulgação deste decreto (21.11.1964), no mesmo dia em foram promulgados outros dois documentos conciliares: a constituição dogmática sobre a Igreja, ‘Lumen gentium’, e o decreto sobre as Igrejas orientais, ‘Orientalium Ecclesiarum’.

O conjunto destes três documentos, tão ligados uns aos outros, oferece a visão da eclesiologia católica como foi proposta pelo Concílio Vaticano II. Por isso, quisestes dedicar os vossos trabalhos a reflectir como a 'Unitatis redintegratio' pode continuar a inspirar o compromisso ecuménico da Igreja no mudado cenário de hoje”, declarou o Papa.

A intervenção sublinhou que a Igreja Católica pode “alegrar-se” pelo facto de o ensinamento do Concílio ter sido “amplamente recebido”, convidando a dar “graças a Deus pelos muitos frutos que foram recolhidos durante este meio século”.

Em particular, tornou-se realidade o que o Concílio tinha recomendado, isto é, o reconhecimento de quanto existe de bom e de verdadeira na vida dos cristãos de todas as comunidades”, referiu.

Francisco recordou que os cristãos das várias Igrejas e comunidades eclesiais se empenham, em conjunto, “ao serviço da humanidade sofredora e necessidade, pela defesa da vida humana e da sua dignidade inalienável, pela salvaguarda da criação e contra as injustiças que afligem tantos homens e povos”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 25 de Novembro, às 18:30
Sábado, dia 29 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 30 de Novembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17 às 18H15


NOTAS

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 5 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

No próximo dia 29 de Novembro a Comissão de Festas em honra de S. Cristóvão e São Pantaleão organiza um jantar seguido de uma noite de fados, no Salão Paroquial.
Quem estiver interessado em passar uma noite bem passada, deve contactar algum elemento da Comissão de Festas.

OPJ – Orçamento Participativo Jovem
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um projecto da Câmara que disponibiliza para um projecto apresentado por jovens (10 – 30 anos) e com valências para a Comunidade. O ano passado tivemos a ideia de apresentar uma candidatura para dotar o Centro Paroquial com equipamentos de som, luz e vídeo adequados para as actividades que todos tentamos desenvolver lá e que tantas vezes são dificultadas pelas carências daquela sala. Entretanto, quando nos apercebemos das dificuldades que teríamos para vencer acabamos por deixar a ideia na gaveta.
Este ano, quando surgiu a vontade da Comissão Social de Freguesia de trabalharmos uma candidatura conjunta encabeçada por nós, sugerimos convictamente o Centro Paroquial. Não faz sentido que aquela sala tão boa e confortável seja limitada por questões técnicas. É o ano certo para que avancemos com isto e todos terão noção disso.
O projecto consiste na colocação de equipamento de som, luz e vídeo, restauro de alguns aspectos relacionados com o palco e melhoramento das condições do bar. É claro o proveito que toda a Comunidade tem com isto. Isto não fica por aqui, não é só equipar, o projecto prevê uma série de dinâmicas e serem criadas no sentido de tornar aquele edifício num espaço ainda mais vivo.
O nome do projecto invoca a ponte que se pretende criar entre a memória e o futuro do Centro Paroquial, tendo como ponto de partida os seus 50 anos: “50x5: Memória e Futuro do Centro Paroquial do Muro”.
A votação decorrerá no dia 13 de Dezembro, Sábado, à tarde. Só podem votar pessoas entre os 10 e os 30 anos, mas toda a gente tem em casa alguém a quem pode pedir para participar. A Junta de Freguesia está, connosco, a trabalhar a questão do transporte para conseguirmos concretizar a mobilização do máximo de pessoas. Cada voto conta, uma vez que somos a freguesia mais pequena e que, habitualmente, mobilizamos pouca gente. Não podemos morrer na praia. Contámos com todos! “Sozinhos podemos chegar mais depressa, juntos chegaremos mais longe!”

No próximo Domingo há Crisma Vicarial, pelas 15H00, na Igreja Nova da Trofa.


Sem comentários:

Enviar um comentário