Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2014




Na próxima semana, de 9 a 16 de Novembro, decorre em toda a Diocese do Porto a Semana dos Seminários, este ano com o tema “Servidores da Alegria do Evangelho”.


A Semana dos Seminários tem por finalidade suscitar em todos os diocesanos o interesse pelas vocações sacerdotais, que incentive uma oração contínua, o anúncio e a proposta desta vocação junto dos mais jovens e a estima pelas casas onde se formam os futuros padres.


Vou olhar esta realidade a partir de três prismas convergentes: acompanhar
cada situação concreta; valorizar e intensificar a formação necessária dos leigos e diáconos para a presidência de celebrações de domingo na ausência de presbítero; acompanhar e incentivar a pastoral vocacional para o ministério ordenado e agradecer o belo trabalho realizado pelos nossos Seminários, porque sem sacerdotes não há Eucaristia e sem Eucaristia não há Igreja.

Aqui, como em todos os outros sectores há muito caminho feito e muito trabalho realizado na Igreja do Porto.
A primeira atitude do bispo é saber agradecer a Deus que o envia e à Igreja que o recebe o imenso trabalho realizado ao longo do tempo e agradecer a doação de tantas vidas entregues por inteiro ao serviço da Igreja e repartidas por tantas frentes de missão.

Entrevista inicial da acção pastoral na Diocese do Porto concedida pelo Senhor D. António à Voz Portucalense, 2.4.2014



Fonte: Diocese do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário