Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 8 de novembro de 2015

Boletim Paroquial nº 172

Semana de 8 a 15 de Novembro de 2015
32º Domingo do Tempo Comum - Ano B

O VERDADEIRO CULTO A DEUS
A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum fala-nos do verdadeiro culto, do culto que devemos prestar a Deus.
A Deus não interessam grandes manifestações religiosas ou ritos externos mais ou menos sumptuosos, mas uma atitude permanente de entrega nas suas mãos, de disponibilidade para os seus projectos, de acolhimento generoso dos seus desafios, de generosidade para doarmos a nossa vida em benefício dos nossos irmãos.
   
   
A primeira leitura apresenta-nos o exemplo de uma mulher pobre de Sarepta, que, apesar da sua pobreza e necessidade, está disponível para acolher os apelos, os desafios e os dons de Deus.
A história dessa viúva que reparte com o profeta os poucos alimentos que tem, garante-nos que a generosidade, a partilha e a solidariedade não empobrecem, mas são geradoras de vida e de vida em abundância.

O Evangelho diz, através do exemplo de outra mulher pobre, de outra viúva, qual é o verdadeiro culto que Deus quer dos seus filhos: que eles sejam capazes de Lhe oferecer tudo, numa completa doação, numa pobreza humilde e generosa (que é sempre fecunda), num despojamento de si que brota de um amor sem limites e sem condições.
Só os pobres, isto é, aqueles que não têm o coração cheio de si próprios, são capazes de oferecer a Deus o culto verdadeiro que Ele espera.

A segunda leitura oferece-nos o exemplo de Cristo, o sumo-sacerdote que entregou a sua vida em favor dos homens.
Ele mostrou-nos, com o seu sacrifício, qual é o dom perfeito que Deus quer e que espera de cada um dos seus filhos.
Mais do que dinheiro ou outros bens materiais, Deus espera de nós o dom da nossa vida, ao serviço desse projecto de salvação que Ele tem para os homens e para o mundo.


SEMANA DOS SEMINÁRIOS de 8 a 15 de Novembro
Olhou-os com Misericórdia...”

É obrigação de todas as Comunidades Cristãs rezar por novas vocações e pelos Seminários.


Vaticano: PAPA DIZ QUE SÍNODO FOI MOMENTO DE «GRAÇA» E PROMETE REFLEXÃO SOBRE AS CONCLUSÕES DOS BISPOS
O Papa Francisco apresentou famílias como escola de «perdão» para o mundo actual

Cidade do Vaticano, 04 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que o recente Sínodo dos Bispos sobre a família (4-25 de Outubro) foi um momento de “graça” para a Igreja e disse estar a reflectir sobre as conclusões que lhe foram apresentadas.

A assembleia do Sínodo dos Bispos, que se concluiu há pouco, reflectiu a fundo sobre a vocação e a missão da família na vida da Igreja e da sociedade contemporânea. Foi um acontecimento de graça”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal.

Francisco recordou que, no final dos trabalhos, os participantes entregaram-lhe “o texto das suas conclusões”, com 94 parágrafos.

Quis que este texto fosse publicado para que todos participassem do trabalho em que nos empenhamos juntos durante dois anos. Não é este o momento de examinar tais conclusões, sobre as quais também eu mesmo preciso de meditar”, assinalou.

O Papa observou que a vida “não para” e sustentou que as famílias cristãs podem “fazer muito” para que a sociedade seja “menos má e menos cruel”.

Num mundo que às vezes se torna árido de vida e de amor, vós falais todos os dias do grande dom que são a família e o matrimónio”, afirmou.

Francisco falou das famílias como escola de perdão e insistiu no “segredo” para evitar os problemas da vida doméstica: “pedir desculpa imediatamente e dar-se reciprocamente o perdão”.

Não acabem o dia em guerra, entendido?”, desafiou.

O Papa deixou depois uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa: “O Senhor vos abençoe, para serdes em toda a parte farol de luz do Evangelho para todos. Possa esta peregrinação fortalecer nos vossos corações o sentir e o viver com a Igreja. Nossa Senhora vos acompanhe e proteja, a vós e aos vossos entes queridos”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 10 de Novembro, às 19:00
Sábado, dia 14 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 15 de Novembro, às 09:15

ATENDIMENTO
Feito pelo Pároco:
Terça-feira das 17:00 às 18:45 na Casa da Fábrica da Igreja de S. Cristóvão;
Quarta-feira não há atendimento;
Quinta-feira das 16:00 às 18:45 na Residência Paroquial de S. Romão.
Atendimento pelo Cartório:
Sábado das 10:00 às 12:00 na Residência Paroquial de S. Romão.

NOTAS
No próximo fim-de-semana os ofertórios revertem para os nossos Seminários.

No dia 10, Terça-feira, no Salão Paroquial, há Assembleia Geral dos Associados da Confraria do Santíssimo Sacramento.
Esta Assembleia destina-se à aprovação de rectificações aos Estatutos.

No dia14, Sábado, pelas 21:30, na Igreja de Bougado, vai realizar-se o Encontro Vicarial de Jovens.
Este encontro destina-se a todos os jovens da nossa comunidade.

No dia 25, Quarta-feira, pelas 21:00, na Igreja de Vairão, irá realizar-se o Encontro Vicarial dos Coros Paroquiais.
É importante a presença de todos.

Até ao final do ano 2015, no horário de atendimento, aqueles que já marcaram data de casamento ou pensam casar durante o ano de 2016, é favor fazer a sua inscrição para o CPM.

Depois da reunião da passada Quarta-feira com os Ministros Extraordinários da Comunhão, todos chegamos à conclusão que há situações a melhorar, a saber:
  • A primeira e principal função do Ministro Extraordinário da Comunhão é levar a Comunhão, em nome da comunidade, a quem estiver impossibilitado de vir à Igreja e assim o desejar.
    Quem estiver interessado em receber em casa a Comunhão, estando impossibilitado, deve fazer, através de algum familiar ou amigo, durante o meses de Novembro e Dezembro, uma inscrição prévia no horário de atendimento.
Na distribuição da Eucaristia na Igreja:
  • Quem quer receber a Comunhão, deve deslocar-se ao Ministro e não o Ministro à pessoa, excepto se a pessoa está limitada fisicamente;
  • Quem receber a Comunhão na mão, deve comungar à frente do Sacerdote ou Ministro.
  • O Santíssimo Sacramento distribuído na Eucaristia tem o mesmo valor, distribuído pelo Sacerdote ou pelos Ministros Extraordinários da Comunhão.


Sem comentários:

Enviar um comentário