Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 8 de novembro de 2015

SEMANA DOS SEMINÁRIOS de 8 a 15 de Novembro

Inicia hoje a Semana dos Seminários: Olhou-os com misericórdia…

Colocaremos nas intenções das nossas orações, as pessoas concretas que habitam os Seminários Diocesanos e constituem as suas comunidades residentes: seminaristas, padres formadores, colaboradores diversos
   
   
O dia de Apresentação ao Seminário decorre no Seminário do Bom Pastor, no dia 28 de Novembro às 14H30.

A oração é a primeira e permanente intervenção em relação às vocações, rogando “ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a sua Messe”.

O plano de Oração Diocesano – ROGAI – decorrerá num ritmo diário e por Vigararia, permitindo que uma vez por mês aconteça a oração diante do Sacrário.

Vamos pedir a Deus o dom da vocação ao sacerdócio e o dom de novos sacerdotes.

Oração

Senhor Jesus
Ao passares junto a nós,
Olhas-nos com misericórdia,
Chama-nos e escolhes-nos.
Concede-nos a graça de,
seduzidos,
Nos erguermos para Te seguir.
Que o Teu olhar misericordioso
Dê, aos sacerdotes,
a fidelidade,
Ao seminaristas,
amor à vocação,
Aos Jovens,
alegria para o caminho.
Senhor Jesus,
Concede a toda a Igreja,
felizes e santas
vocações sacerdotais.
Ámen


O nosso Bispo D. António, dedica o 2º ponto da sua Mensagem à Diocese de 28 de Outubro deste ano à Semana dos Seminários.

Transcrição do ponto 2 da mensagem de D. António:

1. Realizar o Evangelho, cumprir a Missão
[…]

2. Semana dos Seminários: Olhou-os com misericórdia…

Compreendemos que a Semana dos Seminários, que decorre de 8 a 15 deste mês de Novembro, se inspire no valor evangélico da misericórdia de Deus e seja vivida em sintonia com a Igreja Universal, que se prepara para celebrar o Ano da Misericórdia.

A vocação nasce sempre no coração de Deus, que olha todos os seus filhos com misericórdia e entre eles escolhe alguns para que, envolvidos e configurados sacramentalmente com Cristo, Bom Pastor e rosto de Misericórdia, O possam seguir para continuarem no tempo este ministério de amor, de bondade e de misericórdia

A Semana dos Seminários ajuda os jovens, os seminaristas, as famílias, as comunidades a voltar-se para Deus, porque Ele nos “olha com misericórdia” e continua a chamar trabalhadores para a Sua Messe, como nos lembra o lema desta Semana.

Cumpre-nos rezar com persistência para que Deus, ao chamar, encontre no coração das famílias do nosso tempo e no chão fecundo das comunidades da nossa Diocese jovens que se disponham a seguir o Mestre com alegria, generosidade e perseverança.

Dou graças a Deus pelos nossos Seminários, por quantos aí vivem e trabalham, pelos seminaristas, equipas formadoras, colaboradores, amigos e beneméritos.
A Semana dos Seminários é sempre uma hora feliz de acção de graças a Deus e de gratidão às pessoas pelos Seminários que temos, pelo bem imprescindível que realizam e pela missão insubstituível que cumprem.

A missão de formar pastores é de toda a Igreja e a favor de toda a Igreja. Sabemos, porém, que a missão específica da formação está confiada, por mandato da Igreja e para bem de todo o Povo cristão, às Equipas Formadoras dos nossos Seminários e a quantos, sob a sua orientação, aí trabalham, muitas vezes de forma discreta e silenciosa.
É de gratidão, também, para todos eles esta palavra, consciente da delicadeza da missão e do peso do trabalho que a Igreja lhes confia.

As comunidades paroquiais, no seu todo, com as crianças, jovens, famílias, idosos, doentes, grupos e movimentos são, assim, convidadas a fazer desta Semana tempo abençoado de oração, de comunhão e de generosidade com os nossos Seminários.

Temos na nossa Diocese uma bela iniciativa de oração, em cadeia contínua, sob o nome de “Rogai - Oração pelas Vocações”, que nos une mais intensamente ao espírito da Semana dos Seminários e da Semana de oração pelas Vocações e as amplia a todo o tempo do ano pastoral e à dimensão de toda a vida da Igreja diocesana.
Rogai – Oração pelas Vocações” é um convite à oração diária, organizada por vigararias e estendida a todas e a cada uma das paróquias da Diocese.

Aos pais, aos párocos, aos catequistas e aos educadores cristãos pedimos que atendam e acompanhem as crianças, os adolescentes e os jovens no seu itinerário de fé e no seu discernimento vocacional e aproveitem mais intensamente esta Semana dos Seminários para falar do valor e da importância da vocação sacerdotal e dar a conhecer o percurso vocacional do Pré-Seminário e a missão e vida dos Seminários.

Pertence-nos aplanar os caminhos daqueles que se sentem chamados à vida sacerdotal e agradecer a Deus os seminaristas que hoje temos.
Uns e outros são um dom de Deus e uma bênção para a nossa Diocese.

Ao rezarmos pelas Vocações e pelos Seminários, estamos a implorar de Deus o olhar de misericórdia para connosco e a criar no coração dos jovens, no seio das famílias e no ambiente das comunidades uma cultura vocacional que faça de cada um de nós mediador do chamamento de Deus, que continua a dizer, hoje, como aos primeiros discípulos: “Vem e Segue-Me!” (Mt. 19, 21 ).

3. D. João Lavrador – o nosso gesto de gratidão
[...]

Porto, 28 de Outubro de 2015

António, Bispo do Porto


Fontes: Diocese do Porto; Seminário do Bom Pastor


Sem comentários:

Enviar um comentário