Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NO CONVÍVIO FAMILIAR VIVER A EUCARISTIA


Na sua catequese de hoje o Papa Francisco falou sobre a convivialidade na família, em particular ao redor de uma mesa

Considerou ser hoje importante passar da mesa da família à mesa da Eucaristia
   
   
O Santo Padre começou por afirmar na sua catequese que o convívio, ou seja, “a partilha dos bens da vida”, é uma característica das relações familiares:

A convivialidade é um termómetro seguro para medir a saúde das relações: se na família há alguma coisa que não corre bem, ou alguma ferida escondida, à mesa percebe-se.
Uma família que quase nunca come junta, ou na qual à mesa não se fala mas olha-se para a televisão, ou para o smartphone, é uma família ‘pouco família’.”

Esta é uma verdadeira oportunidade do nosso tempo – declarou o Papa Francisco:

Neste nosso tempo, marcado por tantos fechamentos e por tantos muros, a convivialidade, gerada pela família e dilatada pela Eucaristia, torna-se numa oportunidade crucial.
A Eucaristia e as famílias por essas nutridas podem vencer os fechamentos e construir pontes de acolhimento e de caridade.”

Sim, a Eucaristia de uma Igreja de famílias, capaz de restituir à comunidade o fermento da convivialidade e da hospitalidade recíproca, é uma escola de inclusão humana que não teme confrontos!
Não há pequenos, órfãos, frágeis, indefesos, feridos, desiludidos, desesperados e abandonados, que a convivialidade eucarística das famílias não possa nutrir, refrescar, proteger e acolher.”

O resumo da catequese do Papa:

O convívio, a partilha dos bens da vida, é uma característica das relações familiares.

A família reunida ao redor da mesa é um símbolo, um ícone, desta experiência fundamental.
Neste sentido, o cristianismo possui uma vocação especial a esta índole convivial.
Jesus, além ensinar quando se encontrava à mesa, também usava esta imagem para falar do Reino de Deus; aliás, foi na mesa da última Ceia que Ele nos deixou a Eucaristia como testamento do seu Sacrifício na Cruz.

Nos dias de hoje, em que vemos as famílias sempre menos reunidas, a passagem da mesa da família à mesa da Eucaristia é ainda mais importante.
Na Missa, o Senhor oferece o seu Corpo e Sangue para todos, fazendo que a própria experiência do convívio familiar se abra a uma experiência de uma convivência universal: assim a família cristã mostra o seu verdadeiro horizonte, que é o da Igreja, Mãe de todos os homens, onde não existem excluídos nem abandonados.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário