Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PAPA FRANCISCO INICIA VIAGEM APOSTÓLICA A ÁFRICA

De 25 a 30 de Novembro, o Papa Francisco realiza viagem apostólica a África, passando pelo Quénia, Uganda e República Centro Africana
"Vou à África como mensageiro de paz e reconciliação"
   


Situados no coração de África, o Quénia e o Uganda vivem perspectivas de desenvolvimento, enquanto a República Centro-Africana procura sair de uma situação de conflito e da ameaça do terrorismo, mas todos olham com esperança para um futuro de crescimento, tanto social quanto económico.


Na passada Segunda-feira, o Papa Francisco saudou, em duas mensagens em vídeo, os povos dos países a visitar.

Na mensagem enviada ao Quénia e Uganda o Santo Padre frisou:

Venho como um ministro do Evangelho para proclamar o amor de Jesus Cristo e sua mensagem de reconciliação, perdão e paz.
A minha visita tem como objectivo confirmar a comunidade católica na fé em Deus e no testemunho do Evangelho, que ensina a dignidade de cada homem e mulher, e nos recomenda a abrir os nossos corações aos outros, especialmente aos pobres e necessitados”

Estamos a viver um tempo em que os fiéis de todas as religiões e pessoas de boa vontade são chamados a promover a compreensão e o respeito recíproco, e a ajudar uns aos outros como membros da mesma família humana.
Um momento especial de minha visita será marcado pelos encontros com os jovens, que são a sua riqueza principal, e a nossa esperança promissora por um futuro de solidariedade, paz e progresso”

Na segunda mensagem, aos irmãos e irmãs da República Centro-Africana, o Papa sublinhou:

Este querido país está a viver há muito tempo uma situação de violência e insegurança.
O objectivo da minha visita é sobretudo levar, em nome de Jesus, consolo e esperança.
Espero de coração que a minha visita possa contribuir, de uma forma ou de outra, a atenuar as feridas e favorecer as condições por um futuro mais sereno para a República Centro-Africana e todos os seus habitantes”

Terei a alegria de abrir para vós o Ano Jubilar da Misericórdia que espero seja para cada um ocasião de perdão autêntico, ocasião para receber e doar, e de renovação no amor.”

Venho junto do vós como mensageiro de paz.
Desejo promover o diálogo inter-religioso a fim de incentivar a convivência pacífica no vosso país: sei que isto é possível porque somos todos irmãos”

O Papa Francisco dá início assim à 11ª Viagem Apostólica de seu Pontificado. Agora, com a chegada ao continente africano, o Papa terá visitado 4 continentes. A excepção é a Oceania.


Fonte: Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário