Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vaticano II - 50 ANOS DO APOSTOLICAM ACTUOSITATEM




Completam-se hoje 50 anos da publicação do Decreto Apostolicam actuositatem sobre o Apostolado dos Leigos
   
   
Foi no dia 18 de Novembro de 1965, a menos de um mês da conclusão do Concílio Vaticano II, que no Vaticano Paulo VI assinou o Decreto Apostolicam actuositatem sobre o Apostolado dos Leigos.

O Proémio do Decreto fala da importância e actualidade do apostolado dos leigos na vida da Igreja:

1. O sagrado Concílio, desejando tornar mais intensa a actividade apostólica do Povo de Deus, volta-se com muito empenho para os cristãos leigos, cujas funções próprias e indispensáveis na missão da Igreja já em outros lugares recordou.
Com efeito, o apostolado dos leigos, que deriva da própria vocação cristã, jamais poderá faltar na Igreja.
A mesma Sagrada Escritura demonstra abundantemente como foi espontânea e frutuosa esta actividade no começo da Igreja.

Prosseguindo com os seguintes capítulos:
  • A vocação dos leigos ao apostolado;
  • Os fins do apostolado dos leigos;
  • Os vários campos do apostolado;
  • As várias formas do apostolado;
  • A ordem a guardar no apostolado;
  • A formação para o apostolado.

Conclui com a Exortação à generosidade:

33. Por isso, o sagrado Concílio pede instantemente no Senhor a todos os leigos que respondam com decisão de vontade, ânimo generoso e e disponibilidade de coração à voz de Cristo, que nesta hora os convida com maior insistência, e ao impulso do Espírito Santo.
Os mais novos tomem como dirigido a si de modo particular este chamamento, e recebam-no com alegria e magnanimidade.
Com efeito, é o próprio Senhor que, por meio deste sagrado Concílio, mais uma vez convida todos os leigos a que se unam a Ele cada vez mais intimamente, e sentindo como próprio o que é d'Ele (cfr. Fil. 2,5), se associem à Sua missão salvadora.
É Ele quem de novo os envia a todas as cidades e lugares aonde há-de chegar (cfr. Lc. 10,1); para que, nas diversas formas e modalidades do apostolado único da Igreja, se tornem verdadeiros cooperadores de Cristo, trabalhando sempre na obra do Senhor com plena consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor.



O Papa Francisco, na mensagem que enviou no passado dia 12 de Novembro aos participantes de uma jornada de estudo promovida pelo Conselho Pontifício para os Leigos a propósito da passagem dos 50 anos da publicação do Apostolicam actuositatem, e referindo-se ao Concílio Vaticano II e ao Beato Paulo VI, afirmou que este acontecimento trouxe uma maneira nova de olhar a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo, expressa nas duas Constituições conciliares “Lumen gentium” e “Gaudium et spes”.

Segundo o Santo Padre esse novo olhar revela que os leigos não são “membros de segunda categoria” e que não estão ao serviço da hierarquia como “simples executores de ordens provenientes do alto, mas como discípulos de Cristo que, através do Baptismo e a sua inserção no mundo, são chamados a animar todo o ambiente, actividade e relação humana segundo o espírito do Evangelho, levando a luz, a esperança e a caridade recebida de Cristo aos lugares que, caso contrário, ficariam sem a acção de Deus e abandonados na miséria da condição humana.
Ninguém melhor que os leigos pode desempenhar a tarefa essencial de inscrever a lei divina na vida da cidade terrena”


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário