Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

45ª VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO (I)

 




Iniciou hoje a viagem

mais longa do seu pontificado

   


O Papa Francisco embarcou hoje, às 16H32, no voo que o levará à Ásia e à Oceania.

Durante a viagem de 32.814 quilómetros, de 2 a 13 de Setembro, que inclui visitas à Indonésia, a Timor-Leste, Papua-Nova Guiné e Singapura, o Santo Padre abordará temas como paz, diálogo inter-religioso, reconciliação social e mudança climática. Nos 16 discursos e homilias a serem pronunciados em italiano e espanhol, o Papa abordará temas como o diálogo e a convivência harmoniosa entre as religiões, a reconciliação social, a mudança climática e seus efeitos devastadores em regiões de oceanos e vulcões, além do equilíbrio entre o desenvolvimento económico e tecnológico e o desenvolvimento humano, social e espiritual das comunidades.

O percurso do Pontífice destaca suas prioridades diplomáticas e espirituais, com foco no diálogo inter-religioso e nos quatro princípios sociais delineados na "Evangelii Gaudium": unidade sobre o conflito, o todo sobre a parte, o tempo sobre o espaço, e a realidade sobre as ideias. Na mesma Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (238-258), o Papa Francisco elenca três áreas de diálogo cruciais para a busca do bem comum: o diálogo com os Estados, com a sociedade e com os não católicos. Seu itinerário nos próximos dias é um espelho dessas prioridades.




Indonésia: 3 a 6 de Setembro de 2024

Segundo o Ministério dos Assuntos Religiosos da Indonésia, a população inclui cerca de 242 milhões de muçulmanos e 29 milhões de cristãos, entre os quais 8,5 milhões são católicos, um número em crescimento.



Papua-Nova Guiné: 6 a 9 de Setembro de 2024

Das 10 milhões de pessoas que vivem em Papua-Nova Guiné, mais de 95% são cristãs. A maioria pertence a várias denominações protestantes, enquanto a Igreja Católica é considerada a maior comunidade de fé, com cerca de 30% dos fiéis da nação. No entanto, o cristianismo combinou-se de várias formas com as práticas indígenas locais, dando origem a uma Igreja culturalmente plural.



Timor-Leste: 9 a 11 de Setembro de 2024

É notório que Timor-Leste, após alcançar a independência em 2002, hoje representa a nação com a maior percentagem de católicos em todo o mundo. Colónia portuguesa até 1975, foi posteriormente controlada pela Indonésia até 1999. Diversos estudos mostram que durante a ocupação militar indonésia, mais de 170 mil pessoas morreram devido a execuções arbitrárias, desaparecimentos e fome. 

Quando o Papa João Paulo II visitou o país em 1989 (enquanto Timor-Leste ainda era ocupado pela Indonésia), foram plantadas as sementes da identidade nacional, mas a Igreja sempre se opôs à violência. Protegendo os cidadãos perseguidos e cuidando da comunidade, a fé cresceu, passo a passo. Em 1975, cerca de 20% da população era católica, um número que subiu para 95% em 1998. E isso também porque a Igreja estava próxima das aspirações nacionais.



Singapura: 11 a 13 de Setembro de 2024

A prosperidade económica e a integração global fazem de Singapura a nação mais desenvolvida que o Papa visitará. Sua mensagem sobre o meio ambiente é mais uma vez pertinente, assim como seu apelo para regulamentar a inteligência artificial. O Papa Francisco admira o compromisso explícito das autoridades de Singapura em garantir a liberdade religiosa e colaborar com todas as fés.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário