Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 1 de setembro de 2024

PEREGRINAÇÃO VICARIAL 2024

 



No dia 8 de Setembro

à Nossa Senhora da Lapa

em Sernancelhe

   


Como tem vindo a ser anunciado, no Domingo dia 8 de Setembro, vai realizar-se a Peregrinação Vicarial à Senhora da Lapa em Sernancelhe.

Recordamos que D. Joaquim Dionísio quando foi nomeado Bispo Auxiliar era Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

É de referir que não é apenas em Sernancelhe que é venerada a Senhora da Lapa – Por exemplo, no Porto, na Igreja da Lapa, existe uma imagem do século XVIII; Em Soutelo, Vieira do Minho, existe uma capela do século XVII construida no interior de um penedo.


No que se refere à Senhora da Lapa de Sernancelhe, a história remonta ao século IX quando, no período da invasão muçulmana, as monjas beneditinas de Aguiar da Beira fugiram do Convento de Sismeiro, destruído na altura. Na fuga transportaram uma pequena imagem da Nossa Senhora que esconderam no local que veio a chamar-se povoação da Lapa. O culto à Senhora da Lapa inicia-se com o aparecimento da imagem no final do século XV entre uns penedos, encontrada, segundo a tradição, por uma pastora muda, de nome Joana que, segundo a lenda, começou a falar depois de ter descoberto a figura da Santa escondida numa lapa. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma passagem estreia por onde reza a tradição que todos passam, excepto quem tiver pecado grave. Entretanto, por acção de um abade local, é construido um altar na lapinha e começam a afluir os romeiros.

Algum tempo depois, em meados do século XVI, vai ocorrer uma disputa entre o bispo de Lamego e o rei pela posse desta região e o padroado tendo o santuário e a paróquia passado a ser régio. Entretanto o rei D. Sebastião doa a paróquia as suas igrejas anexas à Companhia de Jesus do Colégio de Coimbra, doação que é sancionada pelo papa Gregório XIII.

Nomeado o primeiro vigário vão sendo construidos vários edifícios – casas para os padres, estalagens, Capela do Santíssimo. Em 1635 terão sido concluídas as obras da igreja, que tem, em anexo, as Casas de Novenas, para apoio aos romeiros que pretendessem pernoitar no local e a Estalagem das Varandas, de dois pisos, destinada aos peregrinos com mais posses. É construido um colégio num terreno baldio doado pela Câmara. Com a chegada dos jesuítas verifica-se um período de prosperidade à volta do santuário. Em muito também contribuíram as inúmeras doações, muitas documentadas - de clérigos, fidalgos, reis e até ofertas em numerário vindas do Brasil. O Santuário de Nossa Senhora da Lapa foi, com Santiago de Compostela, um dos mais importantes locais de culto mariano da Península Ibérica.

Com a expulsão da Companhia de Jesus do Reino de Portugal, promulgada a 3 de Setembro de 1759, o Santuário da Lapa e a sua povoação entraram num crescente declínio. Entretanto, o padroado da região passa a ser régio.

No final do século XVIII, D. Maria I doa ao bispo de Lamego o santuário, a sua pequena cerca, lojas e casas vizinhas. Reinicia-se o funcionamento do colégio que, por escassez de alunos, fica reduzido ao ensino das primeiras letras – actualmente funciona como pousada do Santuário.

A 15 de Outubro de 1910, os edifícios são selados e tornam-se propriedade do Governo da República. Só em 1929, por Portaria do Ministério da Justiça, o santuário é entregue à Diocese de Lamego.








Três pequenos vídeos de divulgação que passaram na RTP, na SIC e no Porto Canal.





Programa Visita Guiada da RTP, episódio 23 – 19Nov2018:


Fontes: Direcção-Geral do Património Cultural; Santuário da Lapa; Câmara Municipal de Sernancelhe; RTP; SIC; Porto Canal; Turismo de Portugal; Irmandade da Lapa-Porto; CM de Vieira do Minho; Pastoral Familiar da Vigararia Trofa/Vila do Conde


Sem comentários:

Enviar um comentário