Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

45ª VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO (IV)

 



O terceiro dia do Papa Francisco

em Jacarta na Indonésia

   


O Santo Padre iniciou o terceiro dia de sua viagem apostólica, na manhã desta Quinta-feira, dia 5 de Setembro, com uma visita à Mesquita Istiqlal, em Jacarta, para um encontro inter-religioso na maior mesquita do sudeste asiático. O Grande Imã, Dr. Nasaruddin Umar, recebeu o Santo Padre e no evento também foi assinada a Declaração Conjunta de Istiqlal 2024, que destaca que os valores comuns a todas as tradições religiosas devem ser efectivamente promovidos para “derrotar a cultura da violência e da indiferença” e promover a reconciliação e a paz.

Após a chegada do Santo Padre, diante do “túnel da amizade” que liga a Mesquita à Catedral de Nossa Senhora da Assunção, símbolo de fraternidade entre as religiões, o Papa Francisco, numa saudação, pronunciou as primeiras palavras de reconhecimento do caminho comum que a sociedade indonésia percorre “rumo à plena luz”.

Em seguida, sob uma tenda do lado de fora da Mesquita, um trecho do Alcorão cantado por uma jovem com deficiência visual e a leitura de um texto do Evangelho introduziram o encontro. No seu discurso, o Papa recordou que o local de culto e oração deve ser “uma grande casa para a humanidade”, onde as pessoas podem tirar um tempo para se lembrar do “anseio pelo infinito”, e assim descobrir que somos todos irmãos e irmãs, “todos peregrinos, todos a caminho de Deus”.

No encontro inter-religioso, o Papa e o Grande Imã assinaram uma declaração conjunta. O documento centraliza-se no compromisso de todos os crentes contra a violência e sobre o papel das religiões na promoção da paz e da harmonia.


No final da manhã, na nova sede da Conferência Episcopal da Indonésia, o Papa Francisco reuniu-se com uma centena de pessoas doentes, deficientes e pobres assistidos por várias organizações de caridade, descrevendo-as como “pequenas estrelas brilhantes no céu deste arquipélago”.




À tarde, no Estádio “Gelora Bung Karno”, o Papa Francisco celebrou a primeira Missa pública de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional, na presença de cerca de 100 mil pessoas.

Na sua homilia, comentando o Evangelho de hoje, o Papa Francisco citou duas atitudes fundamentais que o encontro com Jesus nos convida a viver e que nos tornam seus discípulos: escutar a Palavra e viver a Palavra.

Escutar a Palavra. O evangelista Lucas conta que muitas pessoas acorriam a Jesus e que a multidão se comprimia à volta dele «para escutar a palavra de Deus». Procuravam-no, tinham fome e sede da Palavra do Senhor, que ouviam ressoar nas palavras de Jesus.

Ao mesmo tempo, a Palavra do Senhor pede para ser encarnada concretamente em nós: somos chamados a viver a Palavra. Quando terminou de pregar às multidões a partir da barca, Jesus dirige-se a Pedro, exortando-o a arriscar e a apostar nesta Palavra: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca».


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário